Diariamente recebemos denúncias de abuso ou estupro, diz promotora.
Pais e padrastos são os principais autores identificados dos crimes.
O número de atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência ou exploração sexual aumentaram no Piauí em 2013. Segundo dados divulgados pelo de Núcleo da Infância de Juventude do Piauí, somente no início deste ano já foram 36 casos registrados.
De acordo com a promotora Vera Lúcia Santos, o número causou surpresa e preocupação para as autoridades do estado. “Não sei como justificar a causa. Provavelmente seja porque as vítimas decidiram denunciar ou uma questão de desequilíbrio dentro da própria família”, disse.
De acordo com Vera Lúcia, a evolução e o acesso às informações por parte dos jovens está chegando muito cedo. “Infelizmente o que tem registrado em Teresina é um aumento desses casos, pois apenas em três meses já foram registrados 36 ocorrências”, afirmou.
No ano passado, porém, os atendimentos pelo município chegaram a 242 menores. As quase duas centenas e meia de vítimas significam um aumento de 227% na comparação entre 2012 e 2011. A maior parte dos casos de 2012 foi registrada no primeiro semestre. Somente em janeiro, por exemplo, foram 68 atendimentos. No mesmo mês do ano anterior, foram nove novas vítimas atendidas.
Em 2011, foram atendidos 74 novos casos de abuso de menores na cidade. O número representava queda de 62% ante 2010 (193 casos) e de 78% em comparação com 2009, quando este último ano computou 333 crianças e adolescentes que sofreram violência ou exploração por familiares ou por pessoas de fora do círculo familiar da vítima.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário servirá de incentivo para a continuidade do trabalho e da cidadania.