sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nota da CNBB: Vencer a corrupção com mobilização social


O Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília de 20 a 22 de setembro de 2011, manifesta sua solidariedade e apoio às últimas manifestações populares contra a corrupção e a impunidade, que corroem as instituições do Estado brasileiro.
A crescente interpelação da sociedade para melhor qualificar, social e eticamente, os seus representantes e outros poderes constituídos, se expressou como nova forma significativa do exercício da cidadania. Reveladora dessa consciência cidadã foi, além das atuais marchas contra corrupção, a mobilização durante a Semana da Pátria, que recolheu mais de 150 mil petições via internet em favor da campanha “Vamos salvar a Ficha Limpa”, fruto de ação popular que, neste mês completa um ano.
Atentos para que estas mobilizações se resguardem de qualquer moralismo estéril, incentivamos sua prática constante, com objetivos democráticos, a fim de que, fortificadas, exijam do Congresso Nacional uma autêntica Reforma Política, que assegure a institucionalidade do País.
O Estado brasileiro deve fazer uso dos instrumentos legais para identificar, coibir e punir os responsáveis por atos de corrupção. Sem comprometimento ético, no entanto, será impossível banir de nosso meio a longa e dolorosa tradição de apropriação do Estado, por parte de alguns, para enriquecimento de pessoas e empresas.
Neste sentido, insistimos nas propostas apresentadas, em nota conjunta da CNBB com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no dia da Pátria:
“Para tornar vívido o sentimento de independência em cada brasileiro, devem os poderes eleger PRIORIDADES que reflitam a vontade da população, destacando-se: no Executivo, a necessidade de maior transparência nas despesas, a efetiva aplicação da lei que versa sobre esse tema, bem como a aplicação da “Lei da Ficha Limpa” aos candidatos a cargos comissionados, que também deveriam ser reduzidos.
No Legislativo, a extinção das emendas individuais ao Orçamento, a redução do número de cargos em comissão, o fim do voto secreto em todas as matérias e uma reforma política profunda, extirpando velhas práticas danosas ao aperfeiçoamento democrático.
No âmbito do Judiciário e do Ministério Público, agilidade nos julgamentos de processos e nos inquéritos relativos a crimes de corrupção e improbidade por constituírem sólida barreira à impunidade, bem como o imediato julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade sobre a Lei Complementar n. 135/2010 (Ficha Limpa)”.
Que o Espírito Santo ilumine todos os que, no exercício de sua cidadania, trabalham pela construção de um Brasil novo, justo, solidário e democrático.

Brasília-DF, 22 de setembro de 2011

P – Nº 0913/11

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB Ad hoc
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB     

FONTE: CNBB 

Jornada Mundial da Juventude


 “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Com esta citação bíblica o Papa Bento XVI apresentou o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil e que terá seu momento alto em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Este evento, criado por um Papa apaixonado pela juventude, João Paulo II, é de responsabilidade de toda a Igreja com todos os seus serviços, organismos e pastorais.
O pedido oficial para que o Brasil pudesse sediar esse evento foi feito pela CNBB em maio de 2007 no encontro do Papa com os jovens no Pacaembu, São Paulo. E o anúncio da aceitação foi realizado por Bento XVI no último dia 21 de agosto, por ocasião do encerramento da JMJ em Madri.
Ao longo da história, a Igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela Juventude. O documento 85, “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais”, lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembléia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a Juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa voz a favor dos jovens se torna mais forte e comprometedora.
Com a festa que a Arquidiocese de São Paulo preparou no dia 18 de setembro passado, a Igreja em nosso país acolheu a Cruz e o ícone da Virgem dando início a esta caminhada no Brasil rumo ao Rio 2013. Estes símbolos percorrerão as nossas dioceses, convidando a todos a intensificar o seu amor para com Jesus Cristo e sua Mãe, e a dar passos mais seguros no processo de opção e evangelização da juventude do Brasil.
A peregrinação destes símbolos já é o início da nossa Jornada Mundial da Juventude! Bem preparada e conduzida esta peregrinação provocará maior encantamento do jovem para com Jesus Cristo, orientações para a sua vida, fortalecimento de sua adesão à Igreja, conscientização de sua responsabilidade missionária na construção de uma sociedade mais de acordo com o projeto de Deus.
As Dioceses e Paróquias, as Pastorais da Juventude e outras Pastorais, as Congregações Religiosas, as Comunidades Eclesiais de Base, os Movimentos e as Novas Comunidades, encontrarão aí ocasião propícia para provocar na Igreja e na Sociedade a opção pelos jovens. É um “momento favorável” de evangelização da juventude proporcionando a ela ocasiões especiais de amadurecimento da sua vida de discípula e missionária do Mestre:
“A crescente participação do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude nos convida à organização de um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DGAE n. 81 - Doc 94).
Com o ardente desejo de que o Brasil viva este tempo como momento excepcional para a evangelização da Juventude, exortamos e convidamos a todas as forças vivas da Igreja para que o envio missionário “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) faça eco e seja realidade mais viva e dinâmica na nossa Igreja.

Brasília-DF, 21 de setembro de 2011

P – Nº 0911/11

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB Ad hoc
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB      

FONTE: CNBB

REFLEXÃO - Lc 9, 7-9


Vemos o surgimento de diferentes formas de misticismo e as diferentes religiões estão se multiplicando por todos os lados. Para nos defender, afirmamos que existem falsos profetas que ficam enganando o povo para ganhar dinheiro e fazer da religião meio de vida. À luz do Evangelho de hoje, podemos analisar este fato. As pessoas falam muitas coisas a respeito de Jesus, embora muitas vezes porque desconhecendo verdade, e esse desconhecimento se dá porque não evangelizamos como devemos e também porque conhecemos a nossa fé de modo superficial, mas não admitimos a nossa ignorância e manifestamos nossa opinião como verdade de fé, basta ver o acúmulo de bobagens que cristãos de meia tigela veiculam na Internet, em sites que afirmam ser católicos , mas que na verdade são caóticos e escondem Jesus.      

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Deputados pedem demissão do superintendente da Anatel no PI



Uma mensagem a todos os membros de Comradio do Brasil

Os deputados estaduais defenderam na manhã de ontem a demissão do gerente da Anatel no Piauí, Carlos Bezerra. Os parlamentares criticaram a atuação da agência nos "apagões" de celulares e no fechamento de rádio comunitária.
Os parlamentares reprovaram a ação da Polícia Federal no fechamento da rádio comunitária Verona, que levou à morte da radialista e líder comunitária Esmeralda Fernandes. A proposta de exoneração do gerente no Piauí é da petista Flora Izabel. A deputada disse que enviou pedido ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
No requerimento, Flora Izabel pede que o ministro mande devolver também os equipamentos que foram apreendidos na quinta-feira (16) da semana passada, pela Polícia Federal e que reveja a decisão sobre o processo de regularização da rádio comunitária Verona, que funciona há 14 anos no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. Foi durante esta operação de fechamento que Esmeralda Fernandes morreu, após um ataque cardíaco.
“Comprovadamente comunitária e prestadora de relevantes serviços à sociedade, como campanhas de saúde e educação, a rádio Verona é tão organizada que está na Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, foi fundada em 1997 e no mesmo ano sua direção deu entrada no processo de regularização junto ao Ministério das Comunicações. Desde então vem cumprindo as exigências do Ministério, como mudanças nos estatutos, até que em agosto deste ano o Ministério indeferiu o pedido e orientou que fosse feito recurso administrativo, o que foi feito no último dia 12 deste mês de setembro. Quatro dias depois, antes de analisar o recurso, a Anatel mandou fechar a rádio”, disse Flora.

Apartes

O deputado Firmino Filho (PSDB) solidarizou-se com o pronunciamento e o pedido de Flora Izabel e lembrou que também teve o privilégio de conhecer o trabalho de Esmeralda, não só comunitário, mas também religioso. “Ela não resistiu à violência do fechamento da rádio, teve um ataque cardíaco e faleceu dois dias depois. E isto não pode ficar impune”, disse o deputado tucano.
Antônio Uchôa (PDT) também pediu para subscrever o requerimento da deputada Flora Izabel e foi mais duro com o diretor da Anatel. “Este  cidadão deveria ser era responsabilizado pela morte da dona Esmeralda. Ele não deve ser apenas afastado: deveria ser era demitido.

Assembléia Legislativa do Piauí

Fonte:Visite Comradio do Brasil em: http://comradio.com.br/?xg_source=msg_mes_network

Seminário A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente – integrar políticas, promover direitos


O seminário A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente – integrar políticas, promover direitos, foi promovido pela Fundação Telefônica | Vivo nos dias 12 e 13 de setembro em Olinda (PE) com o objetivo de estimular a articulação entre os atores envolvidos com a promoção e a garantia dos direitos infantojuvenis, em especial os conselhos dos direitos e tutelares.

Segundo Maria Gabriela Bighetti, Diretora de Projetos da Fundação Telefônica, o evento marcou um dos principais desafios da instituição para os próximos anos: ampliar suas áreas de atuação e trabalhar com a perspectiva de um panorama nacional.
O encontro, que teve mais de 400 participantes, foi transmitido ao vivo pelo Portal Pró-Menino, que ainda fez uma cobertura especial dos debates. Mais de 600 pessoas acompanharam o seminário online.

Seminário promoveu debates sobre importância do trabalho em rede para mais de 400 atores da rede de garantia de direitos infantojuvenis.

Fonte: Portal Pró Menino

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO 2011


PARTICIPE DOS FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO, NO DIA 24/09 A 04/10/2011 - PARÓQUIA SAÕ SEBASTIÃO.
VENHA CONOSCO NA CARREATA FRANCISCANA NO DIA 24/06 A PARTIR DAS 16H, PECORRENDO VÁRIAS RUAS DA NOSSA CIDADE.
PAZ E BEM!

MOMENTO DE REFLEXÃO


Existem muitas pessoas que querem demonstrar-se religiosas, mostrar a todos que participam da vida da Igreja e têm amizade com o clero e até usam dos cargos e funções sociais para conseguir isso. Porém, essas pessoas querem apenas se promover, não querem nenhum compromisso com o Evangelho e com o Reino de Deus. A atitude de Jesus nos mostra quem é importante para ele: aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, aquele que é capaz de amar, perdoar, partilhar, acolher, socorrer, consolar, compreender, ensinar, comprometer-se, doar-se, reunir, celebrar, orar, ser feliz com os que são felizes, chorar com os que choram, são empáticos, solidários, vivem o amor de Deus.  

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA

LOGO MAIS AS 19h, TEREMOS UMA ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA. O EVENTO SERÁ NO SALÃO SAÕ FRANCISCO NA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO. PARTICIPARÃO DESTA ESPIRITUALIDADE TODOS OS AGENTES DE PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO, QUE IRÃO TRABALHAR NO FESTEJO DO PAI SERÁFICO SÃO FRANCISCO DE 24/09 A 04/10/2011. VENHA PARTICPAR CONOSCO!

PTC - PARNAÍBA COMEMORA ANIVERSARIANTES DO MÊS.

O PTC - PARNAÍBA, NO DIA 11/09 REUNIU NO BUFFET DO DIGRANJA SEUS FILIADOS, PARA COMEMORAR OS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO. FORAM 03 (TRÊS) OS ANIVERSARIANTES: DANIEL JACKSON (Presidente), SILVANA LIRA E FOGOIÓ. ESTIVERAM PRESENTES FAMILIARES, AMIGOS E O VICE-PREFEITO FLORENTINO NETO. OS PRRESENTES SE DELICIARAM DE UMA FARTA FEIJOADA, EMBALADOS PELO SOM DE PEPÊ E CIA. PARABÉNS A TODOS E A TODAS DA FAMILIA PTCISTA.









Silvana Lira, Florentino, Daniel Jackson e Fogoió

Filiação de Didi Mocó e Edeneide (filha do Didi)
Partir os bolos.
Família de Daniel Jackson